ìndice

domingo, 31 de agosto de 2014

Pareceres e laudos psicológico para pacientes bariátricos



A partir  2007 o procedimento cirúrgico para a realização da bariátrica divide em três etapas: o preparo pré-operatório o procedimento cirúrgico; e o acompanhamento pós-operatório.
A solicitação de pareceres e laudos psicológicos que comprovem a necessidade de tais intervenções e a segurança do procedimento é indispensável. Os laudos avaliam se o indivíduo está saudável psiquicamente para enfrentar as mudanças que vai vivenciar como resultado de sua escolha. O laudo é necessário também para autorizar a operação inclusive em hospitais públicos.
Para a  Psicologia cabe a  avaliação psicológica no pós-cirúrgico ou  pré-operatório, durante a fase inicial. A avaliação é uma investigação minuciosa e criteriosa quanto: vida da pacientes (anamnese) as suas  expectativas quanto à cirurgia e após a cirurgia; existe a aplicação de testes e inventários  para conhecer a estrutura de personalidade do paciente, conhecer os comportamentos depressivos,  se existe a  compulsão alimentar, se existe  distúrbios na imagem e auto estima, possíveis compulsões seja no  uso abusivo de substâncias lícitas ou ilícitas.
Realizo o trabalho de avaliação pré-cirúrgica em quatro encontros, com a entrega do laudo três dias após a última sessão. O pós-cirurgico depende do quadro clinico do paciente.

Nenhum comentário: