ìndice

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

DEPENDENCIA AFETIVA



As pessoas dependentes afetivamente, quase sempre,  possuem baixa autoestima, se sentem sozinhas e tem medo da solidão , são inseguras, não confiam em si nem nos outros- sempre estão na expectativa se o outro vai abandoná-la , excessivamente carentes, ciumentas e possessivas, exigindo total atenção do outro. São aquelas pessoas que precisam de aprovação o tempo todo, que não vê defeitos no objeto amado ou, quando vê, acredita que com o tempo conseguirá mudar, é apenas uma fase.  São as pessoas que, podem,  imitam os amigos, se vestindo igual a eles e que se irritam quando outras pessoas entram em suas relações relação. A pessoa pode ter todas essas característica de modo brando, alternando entre uma e outra e não ser uma dependente emocional, contudo quando as características estão presentes quase o tempo todo em quase todas as relações, existe um problema sim!
Nem sempre  a pessoa está consciente – conhece -  a forma como  está se comportando,  o que na realidade é  um grande problema, ela percebe o seu comportamento como que normal. A dependência emocional  é desgastante, para os dois lados da relação, o dependente  não entende que não encontramos a segurança fora, nos  relacionamentos, que a segurança  tem que dela, da autoestima, da autovalorização, da autoconfiança e do autoconhecimento, o outro lado, por sua vez, sente-se sufocado.
O dependente afetivo não consegue terminar os relacionamentos, por mais que ele sofra e por mais que ele saiba que faz os outros sofrerem, pois acreditam que são incapazes de sair desse relacionamento e encontrar a felicidade. Como foi dito a dependência é uma relação , então compreende de mais de uma pessoa,  DEPENDÊNCIA AFETIVA É UMA VIA DE MÃO DUPLA, ninguém é dependente sozinho. A palavra significa subordinação, sujeição, e estar subordinado necessita de algo/alguém que complete a relação.
Para superar a dependência afetiva o primeiro passo é aceitar que isso é um problema  e  procurar  terapia que  precisa ser contínua, constante e persistente é no processo terapêutico que a pessoa irá se conhecer, refletir,  conhecer as suas responsabilidades e de seus potenciais.

Tratamentos em grupos anônimos
MADA (mulheres que amam demais anônimas)
CODA (codependentes anônimos)
HADA (homens que amam demais anônimos).

Abaixo o link para o livro Mulheres que amam demais. Deve ser lido por todos independentemente do gênero.

Nenhum comentário: