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quinta-feira, 15 de março de 2012

15 MARÇO DIA DO CONSUMIDOR

CONSUMO CONSCIENTE

A partir desse mês iniciaremos no Jornal Direção uma série de reportagens sobre Responsabilidade Social e Cuidado com o Meio Ambiente.
Uma das principais formas de cuidar do meio ambiente é contribuir com nossa atitude diária, ou seja, nossos hábitos.
Traremos assim uma séria de artigos que instigam a reflexão sobre o que influencia nossa vida pessoal, familiar e comunidade, interfere em escolhas e refletem assim o resultado de vivermos em sociedade.
Cuidar do Ambiente em que vivemos, é cuidar acima de tudo da Vida, garantindo sua continuidade.
Então vamos iniciar pelo Consumo Consciente.

O QUE É O CONSUMO CONSCIENTE?

O consumo consciente é o consumo que equilibra a prosperidade econômica, a justiça social e a sustentabilidade do meio ambiente. Esta filosofia visa justamente desenvolver no consumidor atitudes e valores que permitam a ele e à sua comunidade uma qualidade de vida melhor e mais sustentável.

O consumidor consciente pode influir positivamente na sociedade, pois com seu poder de escolha, ele pode determinar que tipo de empresas ele quer na sua sociedade e, como formador de opinião, estabelece comportamentos que deverão ser seguidos pelos outros.
Se ele preferir os produtos, daquelas empresas que trazem benefícios, ajudam a preservar o ambiente e investem em ações sociais, ajudará a criar um mundo melhor não só para ele, mas para todas as pessoas.
Um exemplo de comportamento positivo é a separação de lixo para reciclagem. É algo que provoca pouco impacto no cotidiano de quem separa, mas que pode ajudar a manter uma cooperativa de catadores e a diminuir o volume de lixo que vai para os aterros.
Ao consumir produtos, serviços ou recursos naturais, o consumidor consciente leva em conta suas necessidades pessoais, o impacto no meio ambiente e o bem-estar social. Ele reconhece as ações de responsabilidade social das empresas, prestigiando ou punindo as mesmas de acordo com sua atuação na sociedade.
Ele leva em consideração, por exemplo, se a empresa polui o meio ambiente, se emprega trabalho infantil, se usa madeira extraída ilegalmente e se a embalagem é reciclável, para que ele possa separá-la para a coleta seletiva.
O consumidor consciente, portanto, é o cidadão que percebeu que o simples ato de ir às compras coloca em suas mãos um enorme poder transformador. E que, com pequenos e rotineiros gestos, ele pode mudar o mundo.

Fonte: Instituto Akatu / Desenvolvimento

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