ìndice

terça-feira, 20 de setembro de 2011

ASSERTIVIDADE



A assertividade é um comportamento de afirmar a sua pessoa como ela é, com suas virtudes e defeitos, com seus erros e acertos, de forma humilde e integral, respeitando tanto a si como ao próximo.



É bastante comum as pessoas terem dificuldades para expressar os seus sentimentos e opiniões,de modo que o outro entenda perfeitamente o que está querendo passar.

Esta dificuldade ocorre não somente no âmbito familiar, mas também na vida social e na vida profissional, não é uma dificuldade exclusiva de uma classe social, em todas as classes encontramos a dificuldade de comunicação.



Os comportamentos ou atitudes que se opõem à assertividade são: o  agressivo e o  passivo . Esses comportamentos estão muito distantes de onde está a assertividade.


Convém ressaltar que as pessoas não são exclusivamente agressivas, ou passivas,  ou assertivas, mas apresentam estados variáveis, dependendo de hora, local e de seu estado interno, e na maioria dos casos um tipo de comportamento de comunicação é predominante.
 
Vamos ver resumidamente cada comportamento.

O COMPORTAMENTO AGRESSIVO
O comportamento agressivo tem origem em pessoas principalmente descontroladas, que buscam se impor pela ameaça, pelo medo, mostrando uma falsa impressão de segurança inicial.

O comportamento agressivo só apresenta resultados no curto-prazo. O outro tem medo.

O interessante é que as pessoas, que desconhecem a origem da agressividade, têm uma "raiva" camuflada das pessoas agressivas, pois as sentem superiores porque não percebem que ali reside um carneiro frágil, que se traveste em pele de lobo, para lidar com sua inferioridade.

A s pessoas, quando agredidas, normalmente sentem-se oprimidas, abusadas, diminuídas pela falta de respeito em serem tratadas como seres humanos dignos.

A interação entre o agressor e o agredido acabam provocando como resultados:

- a perda de influência do agressor sobre os agredidos,
- a perda de respeito pelo agressor,
- a rejeição do agressor pelos agredidos,
- o isolamento do agressor,

e a conseqüente diminuição da já baixa autoestima do agressor.

Não importa em que ambiente a agressividade ocorra, o que houver para ser feito sempre será feito com produtividade baixa.

O COMPORTAMENTO PASSIVO
O comportamento passivo também tem origem na autoestima baixa, na pouca importância que a pessoa confere a si própria.

Essa pouca importância conferida a si própria leva as pessoas passivas a se perceberem-se como ignoradas e ignoradas, sentindo-se tanto sem poder como com falta de apoio.

A autoestima baixa, aliada à frustração por sua postura de Zeca Pagodinho:

- "Deixa a vida me levar, vida leva eu ... "

faz com que esse comportamento passivo conduza a uma inadequação entre o que a vida exige e o repertório menor que a atitude passiva disponibiliza.

É interessante notar que a autoestima baixa e o sentimento de inferioridade são comuns ao comportamento agressivo e ao passivo, diferindo somente o tipo de reação.
A passividade leva à omissão, a não aceitar correr riscos, leva a evitar assumir responsabilidades e a deixar de fazer quaisquer coisas pelas quais possa vir a ser responsabilizado no futuro ou a ser rejeitado.

Dessa forma o comportamento passivo frequente leva as pessoas a serem vistas como omissas, como inativas (não decidem, não fazem, se excluem de participar), como sem posição definida, e não sendo pessoas com a qual se possa contar, conduzem-se à solidão, ao isolamento.

E a sensação de exclusão reforça a autoestima baixa, reforça o comportamento passivo. E esse comportamento é a negação da produtividade e da melhoria contínua.

O assertivo:  Esse é aquele que quando lhe furam a fila   consegue  falar com a pessoa com toda tranquilidade e elegância.  É transparente pra falar e sabe ouvir. Sabe ouvir criticas sem levar para o lado  pessoal.  Trata as pessoas com respeito. Aceita acordos. Vai direto ao ponto sem ser áspero. 
Muitas vezes você foi agressivo com o colega de trabalho, mas acabou sendo passivo em casa. Mas essa flexibilidade só indica que é possível mudar um comportamento que não está valendo a pena. 
Podemos desenvolver assertividade. 

Nenhum comentário: