ìndice

terça-feira, 19 de abril de 2011

ASSÉDIO MORAL

O assédio moral, também conhecido como hostilização do trabalho ou violência moral e psicológica do trabalho é tão antigo quanto a própria divisão do trabalho. Inicia-se com a negação da existência da diversidade, no momento em que esta é negada, adota-se um comportamento desrespeitoso e preconceituoso frente ao outro. São discriminações sexistas, de idade e tempo de serviço, de etnia e raça, de formação acadêmica e até mesmo em razão da competência e comprometimento no trabalho.
As relações assimétricas em função do abuso de poder, perseguições, humilhações e discriminações por parte dos gestores, cujos atos e assédio, muitas vezes são reproduzidos pelos colegas, causam extremo sofrimento nas pessoas assediadas, favorecendo o surgimento de enfermidade, a depressão, ansiedade e síndrome do pânico são as mais comuns.
O adoecer psíquico tende a repercutir no convívio social e doméstico, o que torna os amigos e familiares vítimas potenciais dessa forma de violência, provocando desajustes, perdas financeiras e até desestruturação dos relacionamentos.
Algumas atitudes são necessárias para recuperar a dignidade, identidade, respeito no trabalho e auto-estima. Aí vão algumas dicas:
  1. Resista: não se deixe abater, converse com os amigos na empresa e, sobretudo com a família quanto a acontecimentos e tipos de relacionamento das chefias;
  2. Fortaleça laços: o companheirismo, a boa amizade, a sinceridade entre amigos, as relações afetivas que permitam haver confiança para falar o que sente;
  3. Solidariedade: ser solidário é fundamental. Ter a capacidade de sentir que uma injustiça cometida contra o colega o afeta de alguma forma.
  4. Visibilidade Social – Denuncie: o isolamento e o silêncio são muito ruins para você e para o conjunto dos colegas na empresa. Se perceber que está diante de uma situação de assédio moral, denuncie, reclame. Coloque a “boca no mundo” para evitar que a sua saúde física e mental sejam prejudicadas.

Nenhum comentário: