ìndice

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

DEPRESSÃO PÓS FÉRIAS...Não pode!!!!

Quem nunca passou por uma fase de estresse na vida? E quem já sentiu os sintomas da tal de depressão pós-férias? Muitos trabalhadores apresentam problema quando retornam do merecido descanso, principalmente os insatisfeitos com o emprego.

Desânimo, insônia, dores de cabeça e cansaço profundo aparecem logo nos primeiros dias de trabalho e podem sumir, para alguns, depois de uma semana. Outro dado interessante, é que a incidência do estresse, independentemente do período, no país, é de 32% na população adulta, sendo as mulheres as mais atingidas.
Atualmente, as mulheres estão ocupando mais cargos de chefia e ainda têm a responsabilidade de cuidar da casa e dos filhos, o que contribui para desencadear o processo de estresse.
A doença é a resposta do organismo a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras. Para se adaptar à nova situação, o corpo desencadeia reações que ativam a produção de hormônios, entre eles a adrenalina e o cortisol. Isso deixa o indivíduo em "estado de alerta" e em condições de reagir.
O biofeedback, considerado também um tratamento emergencial, faz com que o paciente aprenda, de forma rápida, a fazer a auto-regulação de seu corpo, provocando mudanças fisiológicas objetivas e reais.
Resumidamente, podemos dizer que o termo biofeedback corresponde às técnicas de tratamento, nas quais as pessoas são treinadas a melhorar sua capacidade de auto-regulação, utilizando os sinais do próprio corpo e alterando padrões fisiológicos como batimento cardíaco, pressão arterial, resposta galvânica e contratura muscular.
O biofeedback, considerado o tratamento do século XXI, vem sendo utilizado com sucesso no tratamento das patologias mais comuns da modernidade, como estresse, ansiedade, depressão pós-férias, dores de cabeça, distúrbio do sono, crise do pânico e deficit de atenção, entre outras. Além disso, hábitos saudáveis e pequenos momentos de relaxamento contribuem para evitar não só a depressão, como também outros níveis de estresse, comuns nos dias de hoje.
 
Procure um psicólogo uma semana antes de retornar ao trabalho, ou até mesmo antes, explique quais são as suas ansiedades desse retorno...os medos....e assim voltará seguro e com possibilidade de continuar o seu trabalho com excelência.
Caso não tenha interesse em voltar, busque um novo trabalho nas férias, aproveite mande currículo, faça uma orientação profissional...reveja as suas necessidades, vontades, paixões...
 
SO NÃO VALE TER DEPRESSÃO PÓS UM PERÍODO TÃO BOM QUE SÃO AS FÉRIAS

Nenhum comentário: