ìndice

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Consumo sustentável

Nesta semana do meio ambiente pesso que  reflitamos acerca da preservação ambiental e de apoio a um desenvolvimento economico justo e sustentável a partir dos nossos hábitos de consumo.
Vejam abaixo então alguns dados que nos causa alarde:
A quantidade de produtos consumidos pela humanidade já é 30% maior do que a capacidade de renovação dos recursos naturais existentes no planeta.
O mundo produz três vezes mais alimentos do que é necessário para todos comermos bem, porém se todos nós tivéssemos o mesmo padrão de consumo dos EUA, precisaríamos de 6 mundos.
A nossa água potável está acabando, e em 2025,  60% dos habitantes da terra vão ficar sem agua potavel. Então, você faz o uso correto de sua água?
Por ano cerca de 90.000 km2 de árvores são cortados no mundo, isso equivale a 4 vezes o Estado de Sergipe. Você se certifica se os produtos que você consome a base de madeira tem selos de garantia de que aquela maderia é oriunda de reflorestamento?
O nosso padrão de consumo também pode ser fomentador de desigualdades economicas e sociais:
De todo o consumo atual, os 20% da população que moram nos países "ricos" representam 86% do total de compras que são feitas no mundo, enquanto os 20% mais "pobres", um minúsculo 1,3%.
Trabalho infantil:
Segundo a Unicef  250 milhões de crianças trabalham,, sendo que a Bahia é o estado no Brasil que apresenta o maior número de crianças trabalhadoras. Das crianças baianas com idades entre 5 e 14 anos, 9,13% trabalham. Só este ano, a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) flagrou 693 casos de exploração da mão-de-obra infantil, dos quais 50% concentravam-se no campo. 
Trabalho escravo:
Segundo o Ministério do Trabalho Estima-se que há 200.000 escravos no Brasil atualmemte.A mancha da violência e do trabalho escravo também coincide com a do desmatamento. Entre os 36 municípios da Amazônia escolhidos pelo governo federal como prioritários para ações de prevenção e controle do desmatamento, 26 estão presentes na lista que reúne localidades onde já foi constatada a exploração de trabalho escravo. Com base nas fiscalizações dos últimos cinco anos revelou que o avanço da derrubada das matas coincidiu com a prática da escravidão contemporânea em 72% dos municípios. Então, você se certifica que os produtos que você consome não exploram mão de obra infantil ou escrava?
Por fim, um dado impressionante: 3% dos(as) brasileiros(as) possuem uma doença chamada Oneomania, mais conhecida como consumo compulsivo.
UTILIZE O SEU CONSUMO COMO UMA AÇÃO PROMOTORA DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO JUSTO.

Pratique o consumo consciente!!!

Nenhum comentário: