ìndice

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Fumo...


O impacto ambiental, causado pelo cigarro inicia-se na plantação do tabaco: o desmatamento e a preparação da terra. O uso de grande quantidade de calcário, nutrientes e outras substâncias ocasionam a depleção do solo numa proporção muito superior à motivada por outras culturas. Os agrotóxicos, inseticidas e neumaticidas, de altíssima toxicidade, prejudicam o ecossistema e, o que é ainda mais grave, as famílias dos plantadores. A lenha é utilizada como combustível nos 96 mil fornos utilizados no processo de cura das folhas de tabaco e também para a produção do papel do cigarro.
A fumaça do cigarro contém ciliotoxinas e irritantes que produzem irritação nos olhos, nariz e garganta, bem como diminuem a mobilidade dos cílios pulmonares, ocasionando alergia respiratória em fumantes e não-fumantes. Cílios são projeções semelhantes a cabelos muito finos, que ajudam a remover sujeiras e outros detritos do pulmão. Quando paralisados pela exposição à fumaça do cigarro, as secreções acumulam-se, contribuindo para a "tosse do fumante" e para o surgimento de infecções respiratórias freqüentes naqueles que entram em contato com a fumaça do cigarro.
OS RISCOS QUE O FUMANTE CORRE:

Estatísticas revelam que os umantes apresentam um risco:
- 10 vezes maior para câncer de pulmão
- 5 vezes maior para infarto
- 5 vezes maior de bronquite e enfisema
- 2 vezes maior de derrame cerebral
1) Sem Ajuda Profissional
Determinação pessoal
Redução abrupta ou gradual do hábito de fumar

2) Suporte Psicológico

Terapias de grupo - Baseado em tratamentos de outras drogas como álcool, cocaína, maconha etc., acredita-se que por estar vivendo uma situação semelhante, os membros do grupo se espelham uns nos outros. Compartilhar experiências semelhantes e se identificar com o que o outro está sentindo leva muitas vezes o paciente a sentir-se acolhido e compreendido. Além disso, a recuperação de um paciente anima outros membros dando-lhes força para fazerem o mesmo, funcionando assim como modelo.
Terapias individuais - As terapias individuais são indicadas para casos de pacientes com comprometimentos psiquiátricos graves ou que não desejem fazer o tratamento em grupo por algum motivo.

3) Medicamentos

TRN - Terapia de Reposição de Nicotina
A Terapia de Reposição de Nicotina fundamenta-se em oferecer ao fumante somente nicotina, sem o inconveniente dos demais elementos tóxicos do cigarro. A utilização da TRN tem como objetivo o alívio do desejo agudo de fumar, inclusive o desejo matinal intenso, bem como amenizar os sintomas da síndrome de abstinência. A terapia consiste na redução gradual dos níveis plasmáticos de nicotina até que o ex-fumante não sinta mais a necessidade de fumar.
A TRN é tida como o tratamento de primeira linha para quem quer parar de fumar. Contudo, uma medicação que distribua nicotina no organismo de uma pessoa não constitui uma terapia de cessação do hábito de fumar completa. Vários pesquisadores concordam que é fundamental que haja alguma forma de intervenção psicoterapêutica em todas as terapias para dependência de drogas. É importante saber que a utilização da TRN associada a uma terapia (grupo ou individual), aumenta consideravelmente as chances de sucesso no abandono do cigarro.
Existem também o spray nasal e os inalantes em aerosol para auxiliar quem deseja para de fumar. A administração do spray nasal é por meio de gotas instiladas nas narinas. Estes métodos podem ser utilizados isoladamente ou associados aos chicletes e adesivos de nicotina. Sua maior desvantagem é que podem causar dependência para quem os utiliza. Além disso, essas medicações ainda não estão sendo comercializadas no Brasil.

4) Outras Terapias

Acupuntura
Hipnose
Meditação
Laser
Medicações Naturais

Nenhum comentário: