ìndice

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Nem agressivo nem passivo...seja Assertivo

  A palavra assertividade significa algo como "ser firme e afirmativo mas não agressivo". Ela pode ser até confundida, a nível de comportamento com a agressividade, mas uma pessoa assertiva não é agressiva de modo algum. Apenas sabe impor-se quando está sendo injustiçada ou sendo lesada em seus direitos.
  A pessoa assertiva sabe dizer "não" quando lhe convém e não "vai com as outras" em tudo que lhe falam ou induzem. Saber dizer "não" é um dos pontos mais importantes para sermos assertivas. Treine isso em casa (dizer "não") todos os dias se for o caso de você ser totalmente manipulada pelos outros. Não aceitar desclassificações de quem quer que seja quanto à nossa pessoa, nossos hábitos e costumes, nosso modo de viver e comportar-se, nossa vida pessoal, nossa sexualidade, nosso modo de usar o tempo e o dinheiro; enfim, a pessoa assertiva não deixa que os outros pensem por ela ou a conduzam a um padrão de conduta que ela não se sente bem, não aceita ou até não suporta. Sabe quando está sendo manipulada e exige que a pessoa manipuladora pare ou caia fora da sua vida. Numa fila de banco por exemplo, ela não se deixa enganar por furadores de filas e põe a boca no trombone.


DIREITOS ASSERTIVOS:

1. Você tem o direito de julgar o seu próprio comportamento, pensamentos e emoções, e assumir a responsabilidade por seu início e conseqüências sobre você mesma.
2. Você tem o direito de não apresentar razões ou desculpas para justificar seu comportamento.
3. Você tem o direito de julgar se é responsável por solucionar problemas de outras pessoas.
4. Você tem o direito de mudar de idéia a hora que quiser.
5. Você tem o direito de cometer erros - e ser responsável por eles.
6. Você tem o direito de dizer: "Não sei."
7. Você tem o direito de ser independente da boa vontade de outros, antes de lidar com eles.
8. Você tem o direito de ser ilógica ao tomar decisões.
9. Você tem o direito de dizer: "Não compreendo."
10. Você tem o direito de dizer: "Não me importo."


Nenhum comentário: